Moimenta da Serra
Moimenta da Serra tem cerca de 652 habitantes e o Orago é São João Baptista. A população comemora ainda a Senhora de Fátima, a Senhora do Porto, o São Sebastião e o São Pedro.
As principais atividades económicas estavam tradicionalmente ligadas à agricultura, à criação de gado e aos têxteis.
Esta freguesia teve significativa importância ao longo da história. Foi a terra natal de Tristão de Carvalho Cunha e de Bento de Moura Portugal, um dos mais ilustres nomes das Ciências portuguesas.
Entre património edificado devem referir-se a igreja Matriz, do século XIX; as capelas da Senhora do Porto e de São Sebastião, do século XVII; e as de São Pedro e da Santíssimo, do século XVIII.
Uma palavra para os detalhes arquitetónicos de inúmeros edifícios com grande interesse turístico e que merecem uma visita.
Vinhó
Vinhó tem uma população de cerca de 578 habitantes e a sua padroeira é Nossa Senhora da Assunção. Comemoram-se ainda a senhora da Agonia, o São Pedro e a Tia Batista, no dia 18 de Maio. Teve foral de D. Afonso III, em 1256. Em 1537, foi fundado em Vinhó um Convento de religiosas franciscanas de que restam hoje uma parte transformada em casa paroquial e um portal que dá acesso à entrada lateral da igreja Matriz. Para além deste templo, o património arquitetónico conta com as capelas de São João Baptista e de São Pedro, o Museu Paroquial, a fonte de Santa Clara, a capela do Imaculado Coração de Maria e diversas residências particulares.
Há numerosos detalhes, dispersos nas edificações, que merecem um passeio prolongado pelas ruas da localidade. A freguesia oferece, ainda, equipamento desportivo como uma piscina, um ringue e um campo de futebol. Vinhó é uma terra de prosperidade e abundância na diversidade dos bens oferecidos, mas sobretudo na sua excelente qualidade.
A União das Freguesias de Moimenta da Serra e Vinhó foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Moimenta da Serra e Vinhó e tem a sede em Moimenta da Serra.